Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

NOVO BLOG DA TURMA 9º ANO

http://www.turmado9.blogspot.com.br/

EXERCÍCIOS 6º ANO

Vale Pontos extras.
Valor: 2 pontos extas.
Como proceder
Responda as questões nos comentarios.
Colocar: nome e série/turma.
Tempo; de 23/02 a 23/03/12
Atividade.
Observe as imagem abaixo e descubram quais são os absursos existentes na imagem.
Obs. Não é para descobrir erros.





ATIVIDADES PÁGINA 21


 1. Dos objetos acima, apenas um não pode ser considerado documento histórico. Que objeto é esse? Por que ele não é um documento histórico? O esqueleto de tiranossauro, animal que viveu há 100 milhões de anos.
2. Por que os demais objetos podem ser considerados documentos históricos?  Porque são vestígios que dizem respeito ao passado do ser humano.
3. Desses documentos, qual é o mais antigo? A iliminúra do século XII
4. E qual é o mais recente? O jornal do século XXI
5. Indique a que século ´pertence cada um dos objetos que você identificou como documento histórico? 
  • Iluminura: séc. XII
  • Aparelho de TV: séc. XX
  • Jornal: séc. XXI





Atividades PAGINA 40
Vamos Retomar
1. Neste capítulo, você observou as mudanças sofridas pelo ser humano ao longo de milhares de anos e percebeu que, além de mudanças físicas, ele também sofreu mudanças culturais. Rotome o para começar e, com base no que você aprendeu neste capítulo, responda no caderno:
a) quais as mudanças sofridas pelo ser humano ao longo da Pré-história? aumento do cérebro, aquisição de posição ereta, mudanças das feições do rosto, alongamento do polegar...
b) E quais as mudanças culturais? Domínio do fogo, construção de instrumentos, sedentarização, prática da agricultura...
2.Responda em seu caderno e reveja alguns tópicos do capítulo .
a) Quando teve início a História da Humanidade? apesar dos historiadores do século XIX  relacionarem o início da História co o surgimento da escrita (por esse motivo o termo Pré-história), hoje acredita-se que a história começou quando o ser humano apareceu sobre a Terra , no início da pré-história há cerca de 5 milhões de anos.
b) Por que a escrita foi escolhida como marco divisão da História e da Pré-história? Porque na época em que o termo "pré-história" foi inventado, os historiadores acreditavam que só os povos co escrita tinham História.
c) Os povos que não tem escrita não tem História? Por que? Sim, eles têm, porque a a História é o estudo do passado, da relação da humanidade com a natureza e co os outros seres humanos. Todo os seres humanos fazem História e todos os povos tem história.
d) O que são mitos? Os mitos são explicaçãoes dos povos do passado sobre a origem do mundo e do ser humano. Essas narrativas eram transmitidas oralmente de uma geração para outra, até chegarem aos dias de hoje. Por meio deles podemos saber como esses povos entendiam e explicavam seu mundo.
e) Além dos historiadores, que outros cientistas estudam o passado dos homens? o que cada um deles investiga e que materiais utilizam em seu trabalho? Arqueológos: investigam o passado das sociedades humanas por meio de fósseis e outros vestígios materiais.
Paleotólogos: estudam a origem e a evolução de todos os seres vivos por meio de fósseis .
f) O que marcou a passagem do período Paleolítico par o Neolítico? o aumento da temperatura do planeta e suas estabilização provocaram recuo das áreas de geleiras e abundância de vegetação e de animais. Além disso, os indivíduos perceberam que, se um semente caísse na terra, um a nova planta nascia . Perceberam também que era possível domesticar e criar alguns animais.
g) O que marcou a passagem do período Neolítico para a Idade dos Metais? Desenvolvimento da técnica de fundir metais.
3. Copie o quadro comparativo abaixo em seu caderno e complete-o com as informações pedidas

<><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><> <><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><> <><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><> <><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><><><><><> <><><><>
Período da Pré-história

Paleolítico

Neolítico

Idade dos Metais

Relação dos seres humanos com o espaço em que vivem

Nomadismo

Sedentarismo

Primeiras cidades

Armas e utensílios que utilizavam

Instrumentos de pedra lascada

Instrumento de pedra polida

Instrumentos de metais

Como obtinham alimento

Caça, pesca e coleta

Caça, pesca coleta, agricultura e domesticação de animais

Caça, pesca coleta, agricultura e domesticação de animais


6º ano - P. 41 Pintura Rupestre
Você já aprendeu que todo vestígio deixado pelo ser humano é um documento histórico.
A pintura abaixo foi encontrada nas paredes de uma caverna em Tassalin-Ajjer, no deserto do Saara, norte da África. Ela data de 3000 a. C. Em grupos, observem-na atentamente e façam o que se pede e faça o que se pede no caderno.


1. Como se cham esse tipo de imagem?
 Pintura rupestre
2. Que figuras vocês identificam nela?
 seres humanos e animais
3. Como essas figuras foram representadas? Descrevam suas cores, suas formas, a maneira como estão dispostas na cena.
 Os grupos de seres humanos são representados com cores escuras poucos detalhes, observa-se um adorno em forma de bracelete na figura da esquerda. Alguns deles portam instrumentos que parecem armas. Estão disposto em torno do animal e passam a ideia de caça. Os animais foram representados de perfil. O que esta no centro, de cor clara, parece ser a figura mais importante da imagem e foi representado com mais detalhes que os homens.
4. Levantem hipótese sobre o que essas figuras estão fazendo.
Trata-se de possivelmente de um cerca aos animais, pastoreio ou um sacrifício.
5. Camparem suas respostas às questões 2, 3, e 4 com as de seus colegas. Elas são iguais às de seu grupo? Expliquem por que isso acontece?
Pessoal.
6. Faça um desenho parecido com a imagem, usando as mesmas cores e figuras semelhantes.
Pessoal

7. Imagine que você é um arqueólogo e se deparou com esse documento em uma de suas viagens à África. A que conclusões você~e chegaria sobre o
 modo de vida dos homens que produziram essa imagem?









6º anos - página 57
Responda as questões a seguir para recapitular os prinicpais temos do capitulo.
a- Qual é a datação mais aceita para a chegada do ser humano na América?
 20000 anos atrás.
b- Em que vestígios essa datação se baseia?
  Baseia-se no estudo dos fósseis humanos encontrados.
c- Explique quais são as principais hipóteses sobre as rotas de chegada do ser humano à América?
A hipótese mais aceita: Osa homens passaram da Ásia para a América do Norte pelo Estritro de Bering, se dispersando pelas Américas.
A hipótese menos aceita: Os primeiros homens teriam vindo pelo Oceano Pacífico, navegando entre suas ilahs.
d-Indique os períodos em que se divide a Pré - história americana e dê suas principais características? 
Três períodos:

·                     Paleoíndio: da chegada do Homem ao continente por volta de 20000 a.C até aproximadamente 8000 a.C. Nesse período o Homem era momâde, e caçador de animais de grande porte.
·                     Arcaido: + ou - 8000 a.C. até + ou - 2000 a. C. Mudanças climáticas força o homem a diversificar a alaimentação, tornando-o coletor de raizes e frutas, pescador e pratica a caça de amimais de pequeno porte. Nesse período aparece as primeiras experiências com agricutura e o uso do COBRE.
·                     Formativo:  O homem se torna sedentário e agricultor. Surge as primeiras aldeias que dá oridem as primeiras cidades e consequentementas as primeiras civilizações, inicia-se prática do artesanato 
 e- As principais sociedades surgidas na América eram todas iguais? Indique duas dessas sociedades e o local onde se desenvolveram? Não. Elas desenvolveram diferentes modos de vida de acordo comas características do ambiente e das necessidade da população.

·                     região ártuca = esquimos
·                     América do Norte = Iroqueses e os pueblos
·                     América Central = Olmeca
·                     Ataul México = Totihuacán
·                     América do Sul e Andes = Impérios Tiahuamaco e Huari
 BONS ESTUDOS